O SENHOR CONFORTA
- Luiz Fernando Arêas
- 6 de fev.
- 3 min de leitura
Bom dia.

Nas Escrituras, os nomes pessoais são importantes.
Quando os pais davam nomes a seus filhos, esse gesto vinha carregado de esperança e desejo de que eles fossem, de alguma forma, abençoados.
Frequentemente esses nomes eram ligados a Deus. Vários nomes na Bíblia terminam com “EL” (Deus, em hebraico) e “IAS”, (parte do nome de Deus, que traduzimos por SENHOR). Exemplos: Daniel (Deus é meu Juiz), Ezequiel (Deus fortalece), Joel (O SENHOR é Deus); Isaías (O SENHOR é salvação), Jeremias (O SENHOR designa), Zacarias (O SENHOR se lembra), Elias (Meu Deus é o SENHOR).
“O SENHOR conforta” (ou consola) é o significado de Neemias, homem temente a Deus, servo admirável, exemplo de uma espiritualidade sadia (com os olhos fitos nos céus e os pés firmes na terra). Alguém absolutamente conectado com Deus e com o mundo ao seu redor. Ele discerne seu momento na história e descobre sua vocação por meio da profissão, copeiro (cargo de confiança) do homem mais poderoso de seu tempo, o rei persa Artaxerxes.
O livro de Neemias narra a reconstrução dos muros de Jerusalém, após o retorno do exílio. Sua excelência no trabalho junto ao rei será demonstrada no desenrolar da história. Há inúmeros ensinamentos sobre espiritualidade, oração, liderança, vocação, reconstrução, cooperação, crise, oposição e fidelidade, para citar alguns.
Ele pergunta a amigos como está Jerusalém e seus habitantes. A resposta o comove, pois a situação é desoladora. Neemias ora, jejua e pede a Deus que mova o coração do rei Artaxerxes, para que atenda ao seu pedido de ir reconstruir os muros de Jerusalém. O rei não apenas atende, mas patrocina o empreendimento!
Apesar da posição privilegiada e do excelente emprego, Neemias permanece sendo um homem de oração. A ascensão profissional e a estabilidade que desfruta não são obstáculos para sua devoção. Olhando para Deus e para a história, Neemias tem a consciência do que Deus estava fazendo em sua vida.
Ora et labora era o lema dos monges beneditinos. Neemias ora e trabalha. Seu trabalho não o impede de servir a Deus. Ao contrário, ele coloca sua profissão a serviço da sua vocação.
“A oração me revela quem eu sou. A falta de oração me impede de ter uma visão clara de mim mesmo.”
Ricardo Agreste
Um belo aspecto do texto de Neemias é o fato dele ser um diário pessoal. A NVT usa o termo "memórias". Por exemplo, no capítulo 4, diante da oposição daqueles que não queriam a reconstrução dos muros de Jerusalém, Neemias interrompe a narrativa assim:
Então orei: “Ouve-nos, nosso Deus, pois estamos sendo ridicularizados. Que essa zombaria caia sobre a cabeça deles, e que eles próprios se tornem prisioneiros numa terra estrangeira! Não ignores sua culpa. Não apagues seus pecados, pois provocaram tua ira aqui, diante dos construtores”.
(Neemias 4.4,5)
À medida em que a história se desenrola, Neemias vai documentando em detalhes as suas dificuldades e, entre elas, suas orações e súplicas a Deus, “buscando conforto” para realizar uma tarefa quase impossível. Esse servo de Deus nos mostra o que a "oração engajada" pode fazer em sua vida.
E ele consegue! Apesar dos inimigos, de enfrentar oposição externa e interna, e de uma sucessão de dificuldades, os muros de Jerusalém são reconstruídos em apenas 52 dias. Neemias é um exemplo do que Deus pode fazer através de alguém comprometido a ser usado por Ele.
Faça uma revisão da sua espiritualidade e responda:
- O que Deus está fazendo em sua vida neste momento?
- Como você pode exercer sua vocação através da sua profissão?
Comments