top of page
Foto do escritorLuiz Fernando Arêas

O SENHOR REINA! parte 2 de 3

Bom dia.



A foto é de Rachael Talibart, conhecida internacionalmente com a série fotográfica "Sirens" produzida durante uma tempestade muito forte com ventos que chegaram a 150 km/h e ondas de até 15 metros de altura no litoral britânico. https://www.dw.com/pt-br/a-fot%C3%B3grafa-das-ondas-furiosas/video-52189263


Esse post continua a reflexão sobre o Salmo 93 (veja a parte 1).


Vimos no post anterior que:


1 - O reinado do Senhor é eterno


Mesmo com todos os problemas e crises que venhamos a enfrentar.


Talvez possamos pensar: "OK, o Senhor reina", isso é muito bonito. Mas e os meus problemas? Uma segunda lição do texto lança luz sobre essa questão.


No verso 3, bem no meio do salmo 93 lemos:


"As águas se levantaram, Senhor, as águas levantaram a voz; as águas levantaram seu bramido."

(Salmo 93.3)


2 - A realidade do caos 


A leitora e o leitor deste blog provavelmente já leram aqui que as águas representam o "caos" nas Escrituras. Olhe para um mar agitado e contemple as "incontroláveis e caóticas ondas". Não é possível determinar a ordem e a intensidade em que elas aparecem.


O mundo em que vivemos é marcado pelo caos. O caos não é algo subjetivo, nem uma ilusão. Ele é real. Diariamente lemos notícias dos efeitos do caos sobre o mundo.


Só para mencionar uma delas. Guerras aparentemente intermináveis - até o final de 2023, mais de 117 milhões de pessoas são obrigadas a se deslocarem à força devido a perseguições, e violações de direitos humanos.


Somos bombardeados pela realidade do caos diariamente. Mas ele não é algo recente. O caos está presente na primeira cena da Bíblia. Gênesis inicia narrando que:


No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.

(Gênesis 1.1,2)


Meu professor de hebraico, o saudoso Paulo Chen, dizia que entre os dois primeiros versículos da Bíblia é possível escrever um livro!


A princípio, o texto parece enigmático. Parece passar a ideia de que Deus não criou direito os céus e a terra. Ou apenas derramou os ingredientes na mesa do universo, mas eles não tinham forma nem conteúdo.


Outra possibilidade é que algo teria acontecido e isso afetou a criação. Esse evento seria a rebelião de Lúcifer, que cobiçou o trono de Deus e foi lançado do céu, levando um terço das estrelas, anjos caídos com ele, conforme se lê em Apocalipse 12.


O caos é real sim, mas vejamos o final do verso 2:


e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.

É muito significativo o texto sagrado começar assim.


Desde o princípio, o Senhor reina sobre o caos! O Espírito de Deus pairava soberanamente sobre as águas caóticas.


Só depois que nos tornamos humildes e ensináveis e permanecemos extasiados diante da santidade e soberania de Deus... reconhecendo nossa pequenez, desconfiando dos nossos pensamentos e desejando ter a mente humilhada, é que podemos adquirir a sabedoria divina.

J. I. Packer, 1926-2020


Só existe vida na Terra porque Deus a fez assim. A distância entre o Sol e a Terra é de 149,6 milhões de quilômetros. Os cientistas afirmam que se a Terra fosse 10 mil quilômetros mais próxima do Sol (0,006% da distância total), todos morreríamos queimados. Se ela fosse 10 mil quilômetros mais distante, morreríamos congelados.


A natureza criada, todo o universo, testifica da soberania de Deus.


Vejamos o que Jesus diz em Lucas 12:


Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo, nenhum deles é esquecido por Deus. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!

(Lucas 12,6,7)


Todas as galáxias (e o ser humano afirma serem mais de 200 bilhões delas!) estão sob o controle divino, bem como todos os nossos fios de cabelo, todas as nossas células e cada dia das nossas vidas.


O Senhor reina! Vestiu-se de majestade; de majestade vestiu-se o Senhor e armou-se de poder! O mundo está firme e não se abalará. O teu trono está firme desde a antiguidade; tu existes desde a eternidade.

(Salmo 93.1,2)


Deixe o texto bíblico falar com você. A maneira de disciplinar um coração rebelde e volúvel, que quer focar nos problemas e se abrir para a ansiedade, é "bombardeá-lo" com as inabaláveis verdades eternas das Escrituras. É assim que podemos aquietar nossos corações e controlar nossas emoções.


A ansiedade é o resultado natural de centralizarmos nossas esperanças em qualquer coisa menor do que Deus e sua vontade para nós.

Billy Graham, 1918-2018


No próximo post, a conclusão.




16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page